sábado, 27 de Abril de 2024  17:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-06-2008

Os corações palpitam com mais força


Opinião - A febre do Euro

A selecção portuguesa de futebol já está na Suíça desde domingo para disputar o esperado Euro 2008, com a organização partilhada entre a Suiça e a Áustria.

Depois do estágio em Viseu, que movimentou milhares de pessoas para assistirem aos treinos e darem todo o seu apoio aos jogadores, a selecção nacional rumou à cidade de Neuchâtel, na Suiça, depois de estar com o presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém. Na Suíça será o jogo de inauguração, já no próximo sábado, dia 7. Portugal defrontará a Turquia no segundo jogo deste Europeu, que será também no dia 7, com encontro marcado para as 20h45.

Como é habitual nos jogos da selecção portuguesa, principalmente depois do Euro 2004, organizado por Portugal, em que o país saíu desenfreado para apoiar a selecção em todos os jogos, como há muito tempo não se via, os adeptos portugueses já encheram as ruas de Neuchâtel de cor e alegria. Scolari teve a sua participação na motivação dos portugueses para apoiar a selecção das quinas há quatro anos. O treinador da selecção nacional, de nacionalidade brasileira, convenceu metade do país a colocar bandeiras nas janelas e nos carros para apoiar os jogadores portugueses. E Portugal jamais tinha assistido a uma movimentação tão grande em torno da nossa equipa. As ruas encheram-se por todas as cidades de norte a sul do país, onde havia jogos do Euro, e as comemorações iam até de manhã. Chegámos à final com a Grécia, equipa com quem abrimos a competição europeia e sentia-se o calor, calor humano. As emoções estavam à flor da pele e a selecção nacional foi apoiada de coração pelos portugueses. Infelizmente, perdemos. Mas nem por isso o apoio e o apreço demonstrado foram menores.

Agora, na Suíça, os portugueses (uma das comunidades de emigrantes mais numerosas a residir no país) ornamentam-se com as cores nacionais. O verde e o vermelho vestem as varandas, as janelas, os carros e os corpos das pessoas. O orgulho nacional está visível um pouco por todo o lado. O clima é de festa.

Os sócios da selecção portuguesa também não param de aumentar. Neste momento, já são mais de 250 mil. Sócios que apoiam as estrelas portuguesas que fazem furor nos campos nacionais e internacionais. Exemplos disso são Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes (capitão principal da equipa), além de outros, claro!

A "Aldeia do Euro" foi criada por associações de emigrantes, em Neuchâtel, para os adeptos que não conseguiram bilhetes para assistir aos jogos das suas selecções nos estádios. Os adeptos portugueses terão à sua disposição um ecrã gigante e dois televisores plasmas.

Portugal e os portugueses páram para assistir aos jogos de Portugal e apoiar a selecção. Os corações palpitam com mais força, as emoções elevam-se e o sonho, o grande sonho da vitória, o sonho de trazer a taça para casa permanece, ainda que num cantinho, revestido de esperança.

Se fosse pela força, pelo apoio, pelo entusiasmo; se fosse pelo carinho, pela esperança, nós já teríamos vencido. Força Portugal! Força selecção! Este ano, esperamos, queremos, sonhamos com um Portugal campeão.

Telma Duarte*
*Jornalista


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®